sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Obras públicas e cheiro a corrupção

Cidade do conhecimento, cidade património mundial, cidade do fado e da tradição, cidade universitária, cidade de Pedro e Inês, cidade-túmulo dos dois primeiros reis de Portugal, cidade da Rainha que distribuía pão aos pobres («São rosas, senhor!») e que também por isso se tornou Santa, cidade que «tem mais encanto na hora da despedida», cidade de onde se levam «sonhos para a vida».

Coimbra já tem atributos de sobra, numa história de 2.000 anos. Dispensa, por isso, o rótulo que se está a colar-se-lhe nos últimos anos: cidade das obras públicas polêémicas. Desgraçadamente polémicas.
Ainda se fossem polémicas, por exemplo, pelo arrojo das soluções arquitectónicas... Mas não. São polémicas pelo desbaratar de dinheiros públicos, pelas (fortes) suspeitas de corrupção. Foi o caso da Ponte Europa (na realidade, e bem, agora chamada de Ponte Rainha Santa Isabel), é o caso do Hospital Pediátrico.
[E o que dizer dos milhões enterrados na Linha da Lousã sem proveito algum? E da megalomania do traçado da A13 que vai desembocar na velha Ponte da Portela?]

Esta Coimbra não tem qualquer encanto para a generalidade dos cidadãos.
Pelo contrário, envergonha-os.

Ponte Rainha Santa: passou de 38 para 111 milhões de euros

7 comentários:

  1. Falta dizer que Coimbra é a cidade dos doutores, das suas excelências, das sumidades, do fogo de vista, das aparências, do não-me-toques-que-me-desafinas...

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do último paragrafo....arre porra e é o senhor de Coimbra, olha se não fosse!!!

    ResponderEliminar
  3. De Coimbra há quase 57 anos. Nascido num 3.o andar da Rua das Padeiras. ;)

    ResponderEliminar
  4. Mas Mário o que é que Coimbra tem a ver com a A13 acabar num beco, com os gastos desmedidos num Pediátrico gerido pelo Ministério (excluindo o facto de a Bascol estar lá metida) ou mesmo no Metro em que as decisões foram tomadas em Lisboa e pela Refer (aqui a culpa de Coimbra é não ter berrado mais) ? Temos muitas fragilidades na cidade mas não estes.

    ResponderEliminar
  5. Pedro, o texto tem duas "linhas de pensamento": os dinheiros públicos (nossos, portanto) mal gastos e, por outro lado, o cheiro a corrupção. Um cheiro pestilento.

    ResponderEliminar
  6. Coimbra tem sempre encanto...
    Os corruptos e seus aliados é que desencantam...

    ResponderEliminar