quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sete futebolistas em "recortes"

Camilo, Barros, Artur, Melo, Celestino, Freitas e... Octávio

Fazer pesquisa em colecções de jornais é um trabalho agradável.
Volta e meia, andamos à procura de um assunto e somos surpreendidos com outros temas, notícias e reportagens, que nos fazem recuar na nossa própria existência, abrir o baú das memórias e reviver momentos do passado.

Enquanto não me decido a arquivar devidamente (catalogar?) os milhares de jornais e revistas que tenho dispersos por três garagens em Coimbra, vou consultando as colecções existentes nas bibliotecas. E já concluí duas coisas:
1. Os jornais, antigamente, eram muito mais interessantes;
2. Este é um trabalho que gostaria de assumir, como profissão, até ao final dos meus dias, porque é efectivamente fonte de grande prazer.

Nas andanças das últimas semanas coleccionei seis "recortes" com sete futebolistas cuja história está ligada à história do futebol em Coimbra. São recortes dos anos 60 e 70 do século passado, com protagonistas que ainda estão bem vivos, como desportistas, na memória de muitos adeptos, apesar das décadas já decorridas desde o tempo em que eles eram "notícia de jornal". Vi-os jogar a todos.

Em síntese...
ARTUR, "o ruço", foi defesa da Académica. MELO guarda-redes do União de Coimbra. BARROS passou por Coimbra na única temporada em que o União disputou a 1.ª divisão. CAMILO, o "capitão", o meu amigo Camilo, foi enorme no meio-campo da Académica. CELESTINO foi outro defesa de grande qualidade da Académica. FREITAS jogou na Académica e no União de Coimbra, foi meu colega no Liceu, arbitrei jogos dele na União de Leiria, reencontrei-o depois quando tirou o curso na Escola do Magistério Primário e hoje é professor e figura de destaque dos "veteranos" unionistas. OCTÁVIO nunca jogou nos clubes de Coimbra mas está ligado à cidade... pela irmã, que aqui se radicou no tempo em que MARRAFA era guarda-redes da Académica, com quem casou.

Deliciem-se com estes seis recortes, que têm sete futebolistas "de Coimbra" em destaque.
Serão minutos bem passados, garanto.



1 comentário:

  1. Obrigado Mario Martins por me recordares um dos melhores "passes [os]" que dei na minha vida - VOLTAR À ACADÉMICA, Abraço do Camilo

    ResponderEliminar